[Resenha] O Vampiro-Rei – André Vianco





Título: O Vampiro- Rei (Volume 1)

Autor: André Vianco

Editora: Novo Século

Páginas: 408

Ano de publicação: 2005

Adicione: Skoob e Goodreads

Adquira: Saraiva Amazon 



Lúcio, o escravo de Cantarzo, carrega seu mestre vampiro encerrado numa caixa de madeira. Sua missão é levá-lo até Tereza, uma bruxa que vive ao norte do Brasil, que fará com que Cantarzo desperte e se torne o rei dos vampiros. Com poucas pistas sobre o real paradeiro da tal bruxa, o lacaio do vampiro começa uma jornada que trará resultados nefastos caso alcance seu objetivo. Do lado dos humanos, bento Lucas faz crescer em seus semelhantes a chama da esperança, empurrando-os pelos trilhos da reconquista do país até então assolado pelos inimigos noturnos. Os destinos de Lucas e de Cantarzo estão a ponto de se cruzar e nas páginas de O Vampiro-Rei, o leitor se encontrará com um mundo fantástico e assistirá de camarote todo o desenrolar dessa saga inigualável, imaginada e conduzida por André Vianco, o talentoso contador de histórias que vem se destacando no campo da literatura fantástica brasileira.


Primeira leitura da #mlvoltaàsaulas concluída! Era o meu Desafio 5 (livro nacional que se passa no Brasil), amei a leitura e vim contar um pouquinho mais sobre minhas impressões sobre a obra.

*Peço desculpas caso o início da resenha esteja um pouco confusa. Este é o segundo livro de uma trilogia e eu não havia lido o primeiro - mais sobre isso no final do post*

A história se passa no Brasil, após todos os acontecimentos relatados no livro anterior, Bento. Por conta de uma maldição desconhecida, os seres noturnos invadem o mundo dos humanos e a humanidade entra em colapso. Na noite conhecida como Noite Maldita, houve a chacina de humanos pelos vampiros e grande parte dos sobreviventes caíram em um sono misterioso e não podiam ser acordados por nada.

Trinta anos se passam até que os adormecidos começam a despertar como guerreiros Bentos - cumprindo uma profecia que garantia a vitória humana sobre o seres das trevas. A profecia contava com o despertar de 30 bentos para derrotar os vampiros. Quando Lucas, o trigésimo Bento, acorda, a humanidade tem um novo sopro de esperança e começam a dar os primeiros passos para recuperar o poder.

Concomitantemente, temos contato com o servo Lúcio, um humano obstinado a se tornar vampiro, que carrega o caixão de Cantarzo, o vampiro-rei adormecido. Assim como os humanos, os vampiros também possuíam sua própria profecia que vai se desdobrando ao longo do livro. Lúcio tem a missão de encontrar a bruxa Tereza que mora no norte do país e tem o poder de ressuscitar o mestre noturno adormecido.

Ao longo da história, cada resposta que vem é seguida por um novo mistério e uma nova força que pode atuar tanto do lado humano quanto do lado vampírico. É difícil largar esse livro assim como dar um palpite sobre quem irá ganhar essa guerra.

Apesar de não ter lido o primeiro livro, acho que isso não prejudicou muito a minha leitura. Evitei contar muito da história porque seriam muitos spoilers do primeiro livro, intitulado "Bento". Adoro universos vampíricos e esse livro me agradou muito por possuir diversos detalhes nacionais que deixaram a história muito mais interessante. Por mais que as criaturas das trevas sejam um "legado" das histórias europeias, Vianco trouxe identidade nacional para esses seres e seus planos e esse foi um dos pontos que mais curti na história.

Somos apresentados a personagens incríveis e bem construídos, cada um com seu passado e seus próprios motivos para lutar. Apesar de os trechos sobre humanos inspirarem muito mais compaixão e empatia, alguns vampiros são tão sensacionais que não pude deixar de torcer para o lado das trevas, me desculpem hahahah

Novamente me desculpo por essa não ser uma resenha tão detalhada, porém o que não posso deixar de dizer a vocês é: se você gosta de vampiros ou de fantasia nacional não pode deixar de conferir essa série do André Vianco. O livro tem a dose certa de ação, drama, comédia e emoção, é impossível parar de ler depois que a gente começa. Dei 5 estrelas no Skoob e estou louca pela continuação, recomendo a leitura para que vocês possam conhecer essa história incrível nacional, com personagens tão incríveis quanto.

Agora, vou falar um pouco sobre o único ponto negativo da minha experiência de leitura: a ordem das edições é completamente bagunçada. Apesar de carregar as palavras "Volume 1" na capa e no título, o livro na verdade é o SEGUNDO de uma trilogia (aaaaaaa não faz sentido nenhum). Comprei em um sebo e obviamente achei que era o primeiro da série, mas na verdade peguei a história andando e fiquei um pouco perdida em alguns pontos. A Editora Novo Século relançou a trilogia com outros nomes, como podem conferir nos links de compra, mas não colocou nenhuma nota nos livros novos (existem inúmeras pessoas que compram o livro que já possuem acreditando que seja um novo volume) além de terem parado de vender as edições antigas. No final das contas, não atrapalhou o fato de ter amado essa leitura, só estou triste pois vai ser muito difícil achar os livros nas edições antigas para completar a coleção </3

Superada as confusões, eu estou encantada com a escrita do André Vianco e estou ansiosíssima para conferir todos seus outros livros. Ah, e prometo que irei ler o verdadeiro volume 1 para trazer a resenha certinha para vocês hahhaha

O que acharam? Já conheciam o livro ou o autor? Me contem nos comentários 

33 comentários:

  1. Olá, adorei a resenha. Já li um livro do André, mas não me recordo o nome, e tinha esses mesmos pontos que cê destacou. Confesso que amei a escrita dele, então já anotei sua dica. Preciso ler mais livros bons sobre vampiros!

    Beijos 💛 Livros que Li

    ResponderExcluir
  2. Olha eu conheço o autor e tenho que dizer, ele é super gente boa, é uma pena que não seja um tipo de leitura que me atraia, eu já bem que tentei assumo, mas para mim não dá certo, quem sabe futuramente eu não vire uma grande fã do autor não é mesmo.
    Quanto ao ponto negativo, é um saco quando tem esses erros não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nâo conhecia o autor mas caramba, que livro!
    Só pela sinopse já fiquei com muita vontade de ler, é do jeitinho que eu gosto, rs.
    Anotei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Também estou participando da #mlvoltaàsaulas ♥
    Confesso que gostei bastante da premissa do livro mas tenho medo de a leitura não fluir para mim afinal eu não sou muito de ler fantasias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parece um ótimo livro, nunca li esse autor, mas escuto muitas coisas boas dele. Amei a resenha e vou anotar a dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que confusão essa da ordem dos livros, se você lê na capa volume um claro que vai achar que ele é o primeiro...
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Tentei ler esse livro a uns 10 anos atrás, mas não gostei e desisti. Talvez o fato de não ser o primeiro volume de fato pode ter me atrapalhado na época. Gosto de histórias com vampiros e essa parece ser bem interessante. Vou tentar dar outra chance a essa série e ver no que vai dar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oiii Karina tudo bem?
    Eu já li alguns livros do André e sempre senti-me completamente atraída, gostei de saber a sua opinião e acho esse autor nacional tão incrível que você nem imagina, sua resenha ficou ótima e só imagino como a edição física esteja linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia essa obra, mas lendo sua resenha percebi que por mais que a premissa seja interessante não é um livro que eu leria. No entanto o projeto gráfico é bonito, mas não sou muito fã do gênero.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. O cenario que o Andé Vianco coloca em seus livros não me atraem.
    Fico feliz que tenha gosta, hoje vou passar a dica.

    Ebaaaaaa mais uma pessoa participando do #mlvoltaàsaulas ♥

    Beijos, até a próxima!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Mas como assim me colocam volume um na capa de um livro que não é o primeiro? É pra deixar qualquer leitor confuso mesmo hahah!
    Gostei da premissa do livro, quero ler assim que possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sacanagem ter essa confusão sobre qual é o primeiro e o segundo volume! o.o'
    Imagine alguém que odeia spoilers lendo? Affe!
    Eu ainda não conheço a obra de Andre Vianco, mas já me falaram muito bem dele, ainda mais quando se trata de vampiros. Ainda bem que vc conseguiu curtir a leitura e que gostou da escrita do autor.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desta confusão relação a sequência dos livros, por isso acabei não começando a leitura. Não sei e não entendo o porquê disso.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Duas coisas que tenho vontade de conhecer e não sei pq não fiz ainda: histórias de vampiro e a escrita do André Vianco...
    Juntou a fome com a vontade de comer kkkkk
    Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ainda não conhecia o livro e fiquei bastante curiosa. Gosto de leituras com essa temática. Achei muito boa sua resenha. Vou anotar a indicação. Espero ler em breve, bjo

    ResponderExcluir
  16. Oiee, ainda não li nada sobre vampiros do autor, apesar de ser os mais conhecidos dele, li Dartana e gostei, apesar de ser uma leitura muito densa, gosto muito de fantasia com vampiros e espero poder conhecer em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, esse livro é daquelas que me prenderiam a atenção na livraria pela capa. Sua resenha está otima, mas devo confessar que esse gênero literário não me agrada, sou a louca dos romances hahaha, mas fico muito feliz que tenha gostado da leitura

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu adoro a escrita do Vianco, e dos autores nacionais ele com certeza é um dos meus preferidos.
    Uma pena você não ter conhecido a ordem dos livros antes de iniciar a leitura.
    Também acho estranho a editora não ter colocado o título anterior no livro novo, ainda que fosse em uma nota de rodapé. Ou mesmo em uma etiqueta ilustrativa em sites de compra e na embalagem do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar bastante do André Vianco, mas nunca li nada dele... Por não ser o gênero que eu leio mais... Mas sua resenha está muito bacana! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Nunca li nada desse autor, já ouvi falar muito bem dele, mas nunca senti interesse em conhecer suas histórias e nossa essa confusão das ordens ninguém merece né? Já aconteceu comigo e espero que a editora resolva isso!

    BJss

    ResponderExcluir
  21. Oi Karina.

    Eu tenho este livro aqui em casa e o segundo Vampiro- Rei 2. Quando eu adquiri eles que fiquei sabendo que tinha um antes. Bento. Porém o personagem Bento aparece no livro Os Sete foi o único que li até o momento. Eu preciso ter o Bento para ler os outros. Dizem que a série é grande, mas não sei direito os livros que fazem parte dela. A sua resenha deixou com muita vontade de ler esse livro, no entanto vou tentar achar pelo menos o anterior primeiro para lê-los junto. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Tenho uma amiga que é super fã do Vianco, eu ainda não li nada dele, mas se fosse ler, não começaria por esse, que tem uma temática que eu não curto muito, os vampiros.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Karina!
    Sua resenha está ótima, não precisa ser muito detalhada, mas dá uma ideia pra gente poder curtir a história com mais curiosidade. Eu estou louca pra ler algo de André Vianco, mas parece que esse ano não vou conseguir, pois tenho muita leitura acumulada, mas estou anotado os títulos para procurar logo que puder! Obrigada pela indicação de livro! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  24. Oiiii!

    Eu não li nada do autor ainda maaaas tenho muita curiosidade, pois nunca vejo critica negativa para a escrita dele. Não achei sua resenha confusa não, deu pra entender a essencia...
    Fiquei feliz que tenha gostado da obra!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  25. Oiiii tudo bem??

    Ainda não li nada do André Vianco, acredito que por ser essa pegada mais fantasia que não gosto muito. É uma pena que as edições estejam confusas, acaba pegando o leitor de calça curta. Mas que bom que gostou da escrita do autor, e vou aguardar a resenha do 1º volume.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  26. Oie,

    Comecei ler um livro do André na adolescência e lembro que estava amando, mas não sei que fim deu o livro... mas depois de Crepúsculo criei uma barreira com livros de vampiros sei lá... não desenrola quando começo a ler...
    Apesar de ter curtido a resenha, vou passar a dica hoje!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  27. Olá, minha irmã é louca por esses livros mas confesso que não sinto vontade de efetuar a leitura. Adorei a sua resenha mas dessa vez tenho que passar a dica.. bjos

    ResponderExcluir
  28. Nossa, eu simplesmente preciso ler essa série! Disseram-se que o Vianco era bom, mas li poucas resenhas sobre livros dele. Adorei a sua! Parece cheio de mitologia própria. Adoro isso.

    ResponderExcluir
  29. Eu li um livro dele e amei, dartana, ganhei bento da minha tia mas nunca li, a história me atrai e gosto dele ter ambientado em solo nacional, torna mais intimo pra gente né? to curiosa e sua resenha me deixou instigada em ler o/

    ResponderExcluir
  30. Oie
    é bem raro histórias de vampiro me atraírem pois a maioria das experiencias que tive não foram legais, ainda assim bem legal a dica e a resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro do André Vianco, mas ouço muita gente falando muito bem. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post. Abraços Mary

    ResponderExcluir
  32. Morro de vontade de ler livros do autor, ele já esteve em minha cidade para autógrafos e seus livros são bem conhecidos, adorei sua resenha

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este autor, achei uma coisa muito errado da parte da editora, relançar os livros sem se preocupar com a capa.
    Achei o livro muito interessante!
    Beijos, Lari (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir