[Listas] Meus livros góticos favoritos




Sabe aqueles livros que se passam em um cenário medieval, com castelos, ruínas, florestas, seres sobrenaturais e tudo mais? Bem, esses são os chamados livros góticos. Esse estilo de livro surgiu na Inglaterra, bem no comecinho do século XVIII e, desde então, vem se reinventando e inspirando diversos clássicos.
Eu conheci a literatura gótica antes mesmo de saber que este era o seu nome e hoje é um dos meus estilos favoritos. Por isso, trouxe essa lista de quais são os livros góticos que mais gosto ♥




#1: Carmilla - Joseph Sheridan le Fanu
Talvez você nunca tenha ouvido falar desse livro, mas Carmilla não foi nada mais, nada menos, a história que inspirou Drácula! Sim, Carmilla é um livro de vampiros - bem fora do comum. Carmilla foi a primeira vampira feminina da história da literatura e, em pleno 1872, também era homossexual.
O livro conta a história de uma garota inocente que morava com seu pai em um castelo afastado de tudo. Por se sentir sozinha, Laura fica muito contente quando uma mulher misteriosa deixa a filha doente para seu pai cuidar e parte para cidade em busca de um médico. Como vocês podem imaginar, a garota doente era Carmilla, a vampira, e a história se desenrola a partir daí.
É um livro bem curtinho, dá para ler em poucas horas e é ótimo. Mesmo após dois anos que li, o final ainda me dá arrepios.






#2: O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde 
Ao ser tema do mais novo quadro de seu amigo Basil Hallward, Dorian não pode deixar de ficar encantado com a obra. Enquanto posa para a pintura, Dorian conversa com o aristocrata Lord Henry, que exprime sua filosofia de vida pessoal: Lord Henry acredita que o bem supremo do ser humano é o prazer. Ao fim da troca de palavras, Dorian se mostra tocado pelos ideais de Henry e expressa seu desejo de vender a alma para permanecer jovem e belo - para sua surpresa, o desejo foi concedido.
Os anos se passam e aparência de Dorian permanece intacta, sendo o retrato designado a receber todas as impressões que sua vida libertina trazia.
Vale muito a pena a leitura para a reflexão do que é a moral que conhecemos - seria ela baseada em valores ou apenas na aparência? Um livro muito bom e também recomendo ler a biografia de Oscar Wilde, acredito que seja um complemento para as questões abordadas na obra.



#3: O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Esse livro está mais próximo de um conto, e conta a história do advogado Utterson que se mostra relutante em acatar as ordens do testamento de seu antigo amigo, Doutor Jekyll. Em seu testamento elaborado às vésperas de sua morte, Jekyll deixava todos os seus bens para Sr. Hyde, um sujeito suspeito e maldoso. A trama se desenrola a partir de acontecimentos que não irei dizer aqui, mas são muito bem elaborados. Recomendo a leitura, é super rápido de se ler também.










#4: Frankenstein - Mary Shelley
Essa história é bem conhecida e acho que dispensa descrições. Mas, vamos lá: o livro tem início quando o cientista Victor Frankenstein é resgatado das águas geladas do Polo Norte por um grupo de exploradores. Questionado por sua equipe de resgate, Victor começa contar como foi para lá. Tem início então o relato de como o cientista conseguiu criar vida a partir de um corpo inerte.
Uma leitura necessária. O livro também traz reflexões muito importantes acerca da moralidade humano, e arrisco dizer que pode ser considerado emocionante também (eu achei, pelo menos). Li para minha aula de inglês e acabei me apaixonando.






Essa foi a minha lista! No momento estou lendo mais dois livros que também seguem o estilo gótico (O Morro dos Ventos Uivantes e Entrevista com o Vampiro) e logo, logo irei trazer resenha para o blog. O que acharam? Gostam do estilo? Já leram alguns dos livros? Deixem nos comentários ♥



50 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Esse tipo de livro parece ser demais! Adorei suas dicas, fiquei curiosa para ler o primeiro...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado, Larissa! Carmilla é realmente uma ótima leitura.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Olá! Tudo bom?
    Amei esse post, tenho meu lado gótica suave e sempre leio livros assim, fiquei muito interessada em Carmilla, nunca li mas parece ser muito interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado, se vc tiver oportunidade leia Carmilla sim, é um ótimo livro.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ah que postagem maravilhosa Karina, eu já conhecia os livros que tu mostraste, mas ainda não tenho nenhum e nunca li, mas espero muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Morgana, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado, espero que tenha oportunidade de ler esses livros, são todos incríveis <3
      Beijoss!

      Excluir
  4. Ahque tudo!
    Só não li Camilla. Os outros e principalmente Dorian Gray é meu favorito rs
    Adorei seu post
    Bjs linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Carmilla
      Mas vou a caça! rsrsrs

      Excluir
    2. Oii Marcia, tudo bem?
      Dorian Gray é maravilhoso mesmo, e Carmilla não fica muito atrás! Recomendo a leitura.
      Beijosss <3

      Excluir
  5. Será eu que estou ficando veio ou estou desatualizado? Não conhecia essas obras e olha que curto muito esse tipo de leitura. Quero muito ler CARMILLA que como diz ali fala vampiro e eu quero muito desvendar várias obras assim.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marcio, tudo bem?
      Todas as obras são ótimas (sou suspeita a falar), e se vc gosta de vampiros com certeza irá gostar de Carmilla, é uma ótima leitura.

      Excluir
  6. Olá!
    Não li ainda nenhuma dessas obras, mas ja vi adaptação de Frankenstein e achei espetacular.
    Então se fosse escolher algum pra realizar a leitura certamente começaria por ele.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila, tudo bem?
      Nunca vi a adaptação de Frankenstein, mas se for parecida com o livro então deve ser ótima hahahaa
      Beijosss <3

      Excluir
  7. Oi, Karina! Adorei a sua lista, dela já li Frankenstein e O médico e o Monstro. Primeira vez que leio sobre Carmilla, não sabia que era precursora de Drácula! Vou procurar por essa história.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Carmilla é um pouco desconhecido mesmo, mas nem por isso deixa de ser incrível. Ainda não li Drácula mas está na minha lista hehe
      Beijosss <3

      Excluir
  8. Olá Karina!
    Adorei sua lista, sou viciada em livros góticos haha
    Todo aquele misterio que envolve a gente, é uma delícia de ler!
    Não conhecia o livro Carmilla, mas agora estou louca pra ler e a capa é maravilhoooosa!

    Adorei o como ficou layout do seu blog, parabéns!

    Beijinhos!
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Dessa lista eu só li O Médico e O Monstro e O Retrato de Dorian Gray. Gostei muito de ambos.
    Morro dos ventos uivantes eu achei muuuuuito ruim, mas Entrevista com vampiro é simplesmente SENSACIONAL! Na verdade toda série Crônicas Vampirescas é INCRÍVEL!!
    Ótimo post!

    Beijinhos!!


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as indicações! Delas quero ler Os Retrato de Daria Gray e Frankenstein! São os clássicos super elogiados! Só não sabia que eram considerados góticos rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Tenho o Carmilla aqui em um livro com essa e outras histórias do autor, li alguns anos atrás e mal me lembro. Preciso reler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, gosto muito desse estilo de livro, esses ainda não li mas me interessei por alguns que eu não conhecia, amei o post, parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Uma senhora lista esta sua. Com certeza leituras obrigatórias para quem gosta do gênero.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Oi, Karina!
    Mais ou menos eu já tinha uma noção do que era a literatura gótica, e já ouvi comentários muito bons mesmo sobre os três últimos. Mas, poxa, não sabia que o Drácula se inspirara em Carmilla, nem ao menos sabia a existência dessa obra, interessante mesmo para quem curte o gênero - o que não é meu caso, mas valeu a dica mesmo assim.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o título Carmilla e fiquei em choque ao descobrir sua relação com o Drácula. O segundo livro já conhecia de título e está há muito tempo na minha lista... Apesar de ainda estar um pouco em dúvida sobre conseguir identificar corretamente o gênero, vou listar aqui alguns que julgo que se encaixam na descrição:

    Os sete, Diário de um vampiro (talvez), Contos de E. A. Poe, Drácula...

    Tinha outros, mas fugiram os nomes. Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  16. Olá adorei as dicas, estou louca pra ler o retrato de Dorian, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito de livros medievais e com seres sobrenaturais, mas não sabia que se chamavam livros góticos. Enfim, conhecia esses livros, mas ainda não li nenhum deles.

    ResponderExcluir
  18. Quero ler Frankestein, acho que é mesmo uma leitura necessária, ainda mais porque é apontada como o começo da ficção científica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  19. Eu amo O Retrato de Dorian Gray, livro ímpar. O Médico e o Monstro é outro livro sensacional. Sua lista é ótima.

    ResponderExcluir
  20. Uau, que postagem incrível! Adorei as indicações de livros, mas o que mais me atraiu foi O Médico e o Monstro, parece ser uma leitura muito boa. Mesmo conhecendo o enredo de Frankenstein, fiquei com vontade de ter essa obra em mãos, tanto para conhecer a história completa quanto para apreciar essa edição, porque ficou muito linda!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Um dos meus livro preferido é Retrato de Dorian Gray. Nunca escrevi sobre ele no blog. Acho que vu fazer isso em breve. Frankenstein é um marca para a ficção científica. Também gosto muito. Quero ler O Médico e o Monstro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiê!
    Achei teu blog muito lindo e já estou seguindo!! =)
    Gostei da sua lista e esse ano lerei Carmilla e O retrato de Dorian Gray (espero gostar) Todos os outros livros que você citou além desses dois, já li, menos O morro dos ventos uivantes que pretendo ler ano que vem =D
    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    O estilo não me seduz, é o tipo de leitura que não me prende, mas que bom que você gosta e incluiu uma lista só com clássicos!

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Não leio quase nada dessa literatura, mas tenho muito interesse. O que mais me seduz, desses da sua lista, é O retrato de Dorian Gray. Acho que li O médico e o monstro na escola, mas não tenho certeza, porque faz muito, muito tempo haha. Ah, eu não sabia que existia livro de Carmilla! Não sabia que ela era vampira. Uma amiga bissexual vive me dizendo pra assistir a um seriado lésbico com mesmo nome, mas não sei dizer se é adaptação dessa história. Vou procurar haha, fiquei curiosa. Adorei a postagem, baitas dicas! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie amore,
    Que blog mais delicioso, parabéns!
    Quanto aos livros indicados, dessa vez passo a dica porque não se trata de um gênero que eu curta muito não, pelo menos não nesse momento. Mas legal indicar livros diferentes.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem?
    Infelizmente para livros eu não sou nada gótica então dessa vez eu passo a dica, mas parece ser livros maravilhosos para quem gosta do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Boas dicas! Só conhecia "O Médico é o Monstro", apesar de não ter lido. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  28. Ótimas dicas !
    O único que conheço é "O retrato de Dorian Gray" os outros não tinha ouvido falar rs ..
    O único cenário que não me encanta é sobrenatural.
    Vou pesquisar mais sobre os próximos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Dicas incríveis, todos estão na minha lista de leituras, só não conhecia o primeiro, mas anotei a dica. Adoro leituras sombrias e reflexivas. Post maravilhoso. Manda mais, que está pouco. haha

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Acredita que não conhecia o gênero. Fiquei doida e já anotei todas as suas indicações. Quero muito ler Drácula. Pelo jeito assim como você, leio bastante sem saber que eles ganham essa nomeação. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi! Amo livros com ambientação gótica também! Ainda não li O Médico e o Monstro e O Retrato de Dorian Grey, mas quero muito ler! Adorei a lista. <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a tua lista, Karina! Sou apaixonada por literatura gótica e fico contente de saber que tu tá lendo O Morro dos Ventos Uivantes - é um dos meus livros preferidos, ao lado de O Retrato de Dorian Gray.

    ;*

    ResponderExcluir
  33. Oi! De todos os citados só não li o primeiro, mas já vou adicioná-lo à minha lista hehe
    Não sabia que era fã de livros góticos também, pois O Médico e o Monstro e Frankenstein são duas obras favoritas por mim. Aguardo as próximas resenhas e conhecer os outros livros! Beijão :*

    ResponderExcluir
  34. primeiro, amei teu layout, muito lindo.
    segundo: conheço os dois ultimo e ja tentei ler o médico e o monstro num projeto mas desanimei =/um dia tento de novo o/

    ResponderExcluir
  35. Oi Karina, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto muito dos clássicos Frankenstein e O médico e o monstro. Acho que até hoje são leituras imperdíveis. Gostei do tema que escolheu para sua lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá, confesso que não li tantos livros góticos, mas preciso começar! Quero ler principalmente Frankenstein, espero conseguir em breve.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  37. amei tua lista, só não li dai Carmilla,mas tenho interesse... essa edição dele eu nunca tinha visto... vc fez uma boa escolha com os titulos...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  38. Karina, eu só li o retrato de Dorian Gray e adorei.
    Tenho muita vontade de ler Frankstein e O médico e o monstro.

    ResponderExcluir
  39. Olá,

    Não li nenhum livro da sua lista. Não tenho o hábito de ler livros góticos, mas, sempre tive curiosidade em relação a O retrato de Dorian Gray e tenho aqui na minha estante O morro dos ventos uivantes, que já tentei ler, só que não fluiu a leitura e abandonei, quero muito finaliza-lo um dia.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá Karina, eu tbm adoro livros do gênero. Li alguns que vc citou acima. Dorian Gray é muito legal, queria ler novamente. Bjkas

    ResponderExcluir
  41. Que legal ter lido este post sabe, porque me lembrei do seriado `Penny Dreadfull em que existe o Dorian e o Dr. Hyde. Este seriado é muito bom se você gostou dos livros, eu te indico.

    ResponderExcluir
  42. Oi!
    Apesar de não gostar muito de livros assim, achei bacana a lista, leria numa boa "O médico e o monstro", conheço a história e acho super interessante, fora que é um clássico da literatura :)

    Bjs!

    ResponderExcluir